Sofre de prisão de ventre? Melhore o funcionamento do seu intestino e fique livre das dores.

Publicado por Crisdietetica Marketing em

Sofre de prisão de ventre? Saiba como evitar, ficar livre das dores e melhorar o funcionamento do seu intestino. 

Saiba as melhores dicas para evitar a prisão de ventre.

Existem formas de evitar a prisão de ventre, começando por uma mudança completa e profunda nos hábitos alimentares e terminando na prática de exercícios físicos na rotina. A simples alteração no comportamento já faz com que a sensação de estômago chato desapareça por completo. 

  • Coma alimentos que sejam laxantes naturais

Que tal estimular o funcionamento do intestino acrescentando em sua dieta linhaça e farelos ricos em fibras? Aposte ainda no consumo de mamão e ameixa (que estimulam o peristaltismo), abóbora, verduras de folhagem escura e frutas com o bagaço (como a laranja). Evite consumir alimentos industrializados, cereais refinados, frutas com fibras solúveis (como a maçã e a goiaba) e alimentos gordurosos ou condimentados. Quanto ao café, cuidado. Apesar de possuir gastrina, um hormônio benéfico para estimulação intestinal, seu alto consumo tem efeito diurético, o que favorece a prisão de ventre.

  • Ingerir mais líquido

Beber de 2 a 3 litros de água é essencial para a manutenção da saúde do corpo. Além de auxiliar na perda de peso, no trabalho dos rins e no desempenho físico, a água também é a melhor amiga do intestino. Ela ajuda a absorver os nutrientes de todos os alimentos que ingerimos. 

Outro motivo para ingerir água é que ela é absorvida rapidamente pelas fibras consumidas, podendo levar a desidratação. Portanto, tanto a ingestão de água quanto de fibras deve ser equilibrada. 

  • Mastigue bem

Pode parecer algo sem importância, mas quando você mastiga tudo o que leva para a boca, todo o sistema digestivo agradece pela paciência, pois os alimentos que passam pela laringe e terminam no estômago são processados com mais facilidade. 

Além disso, alguns estudos comprovam que ao mastigar bem os alimentos, equilibramos os níveis de acidez no estômago, evitando problemas como refluxo, acidez e gastrite. 

  • Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e trans 

Mesmo que você queria tirar um dia da semana para comer salgadinhos, frituras e outros alimentos do tipo, tenha em mente que eles são pobres em fibras e ricos em carboidratos simples, além de gorduras, tanto saturadas quanto trans. 

Essa combinação pode agravar o quadro de quem sofre com intestino preso, pois impede que o aparelho gastrointestinal trabalhe corretamente na absorção dos nutrientes essenciais para seu funcionamento e também na formação do bolo fecal.  

  • Pratique exercícios físicos 

A prática de atividades físicas é essencial para a manutenção do corpo e da mente. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Sáude), homens e mulheres, sendo esta última a parcela que mais sofre com a constipação intestinal, devem adotar algum exercício na rotina, por pelo menos 30 minutos todos os dias. Ao fazê-lo, você facilita a movimentação do trânsito intestinal. 

A médio e longo prazo, isso gera bem-estar e livra você daquela sensação desagradável e persistente de estômago cheio, perde peso, ganha massa muscular e ainda descobre a paixão por uma nova modalidade esportiva.

  • Controle o seu nível de estresse

As emoções estão ligadas ao funcionamento do intestino. Assim, tente relaxar, procurando realizar atividades que trazem prazer e calma.

  • Consuma probióticos

Microrganismos que ajudam a equilibrar a nossa flora intestinal, os probióticos estão presentes em diversos iogurtes e leites fermentados. Também há opção de consumo em cápsulas, com o mesmo efeito.
Encontre as melhores opções de probiótico clicando AQUI.
Agora que você já sabe como tratar o intestino preso, adotando novos hábitos alimentares e de vida, aproveite para conferir outros artigos que estão publicados no nosso blog. Não esqueça também de visitar nossa loja e manter a sua qualidade de vida sempre em dia :)

 

 


Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →


8 comentários

  • nSfKswlg

    KcTVbYUW em
  • pXjJOLrt

    ZozJfyOpkCveamYw em
  • STmcOiIQr

    cFupsxgTOKCfVSW em
  • lReJVNGa

    IvJsHkcTNrFgKfht em
  • IAYgdwxCS

    MqaKGAbwCc em

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.