Cogumelos e seus benefícios a saúde

Publicado por Crisdietetica Marketing em

Cogumelos medicinais para estimular a sua imunidade. Eles são ricos em compostos bioativos, os cogumelos são utilizados como alimentos e medicamentos há milénios.

Shitake, shimeji, champignon, reishi, saiba como estes e outros tipos podem ajudar até mesmo no combate ao câncer.

Existem diversas espécies de cogumelos e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a prevenir doenças graves. Com a ajuda de especialistas, listamos os principais benefícios proporcionados por estes fungos.

O Cogumelo e o câncer

Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana.

O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com está substância benéfica para o organismo. 

Ação antimicrobiana 

Alguns cogumelos se destacam pela ação antimicrobiana e assim podem combater alguns micro-organismos prejudiciais para o organismo. Isto ocorre porque em seu ambiente natural os cogumelos necessitam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver. Alguns estudos iniciais apontaram inclusive melhora de sintomas de HIV após o consumo do fungo. 

Certas espécies se destacaram por sua ação antimicrobiana. O shitake, o funghi e o cogumelo dourado também possuem ação antimicrobiana. 

Ação antioxidante

Os cogumelos possuem forte ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres do organismo. 

A ação antioxidante ocorre porque os cogumelos são ricos em vitaminas A e C, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos, entre outras substâncias que possuem este efeito. Os principais tipos se destacam por essa ação positiva são: champignon de Paris, portobello, cogumelo-do-sol, shitake, hiratake, cogumelo rei e cogumelo salmão. 

Diminui o colesterol

Alguns cogumelos, o shimeji e o oudemansiella canarii, serem ricos em vitamina B3, que ajuda na diminuição do colesterol ruim, LDL. Alguns cogumelos possuem eritadeina, esta substância também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Combate o diabetes 

Outro ponto interessante dos cogumelos é que ajudam no controle do diabetes. 

As beta-glucanas também teriam um efeito antidiabético. O cogumelo-do-sol é rico nessa substância. 

Bom para quem tem doenças na tireoide.

Alguns estudos apontam que certos tipos de cogumelos possuem compostos que agem no metabolismo e podem auxiliar no controle de alguns hormônios. Alguns deles são os secretados pela tireoide, portanto o consumo do alimento é interessante para quem tem doenças na tireóide como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. 

Rico em ácido fólico 

O ácido fólico está presente nos cogumelos, especialmente no shitake. A carência desta substância pode levar a doença cardiovasculares, câncer e desordens mentais, como a doença de Alzheimer, além de resultar na má formação do feto e más formações congênitas. 

O nutriente é essencial para as gestantes, pois contribui para evitar malformações neurológicas no feto, já que ele ajuda na construção do tubo neural do bebê. Além disso, um estudo publicado pela Universidade da Califórni, nos Estados Unidos, observou que tomar suplementos alimentares de ácido fólico durante a gravidez reduz chances do bebê nascer com autismo. 

Agora já sabe o quanto é importante incluir o cogumelo no seu dia-a-dia. Para encontrar mais opções clique aqui.

 

 

 


Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →


0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.