Spirulina e Chlorella: leia os benefícios desses superalimentos

Publié par Crisdietetica Marketing le

A spirulina e chlorella são ricas em vitaminas e minerais, possuem alta densidade nutritiva, são ótimas fontes de proteína vegetal.

Spirulina e Chlorella. Os nomes podem parecer meio estranhos, mas é bem simples de explicar o que elas são: são algas, ou se preferir, microalgas. Atualmente, elas têm sido bastante estudadas por conta dos seus poderes nutricionais.

Conhecidas por serem superalimentos, a spirulina e chlorella são bem parecidas. Elas são ricas em vitaminas e minerais, possuem alta densidade nutritiva e são ótimas fontes de proteína vegetal.

Quais as diferenças entre a Spirulina e Chlorella?

A Chlorella é uma alga unicelular. Já a Spirulina é uma cianobactéria. Essas podem ser as principais diferenças entre a Spirulina e Chlorella. A Chlorella é do grupo das clorofíceas, eucariótica. Ela pode ser encontrada tanto em ambiente marinho, como em água doce. Ela é usada, principalmente, como suplemento alimentar.

A Spirulina possui propriedades antioxidantes, uma vez que contém compostos fenólicos. Dessa forma, o seu uso é favorecido como alimento funcional. As duas são fontes excelentes de proteínas, já que possuem cerca de 60% desse nutriente nas suas composições.

Elas também são bem ricas em aminoácidos essenciais para o nosso corpo e possuem mais de vinte tipos de minerais e vitaminas.

Uma das principais diferenças entre a Spirulina e Chlorella é que a Chlorella possui vitamina B12, que não é encontrada na Spirulina. Em contrapartida, as duas possuem uma grande quantidade de provitamina A.

Vamos conhecer agora um pouco mais de detalhes sobre cada uma.

Chlorella

É o alimento mais rico em clorofila no mundo. Nela, existe cerca de 10 vezes mais clorofila se comparamos com a quantidade encontrada em outros vegetais. A Chlorella também é uma das algas mais estudadas do mundo e já foi mencionada várias vezes como um alimento quase perfeito.

Essa denominação acontece por causa dos muitos benefícios que a Chlorella traz para a saúde. Não é à toa que essa alga é usada como suplemento por astronautas da NASA em viagens espaciais.

Para quem não ingere nada de origem animal, basta três gramas de Chlorella para atender à necessidade diária de vitamina B12. A grande quantidade de proteínas presente nesse alimento, oferece vários benefícios para a saúde.

Como destaque, podemos falar do aminoácido essencial triptofano, precursor da serotonina. Essa é conhecida como o hormônio da felicidade por sua ação no desenvolvimento mental e físico que causa uma sensação de bem-estar.

A Chlorella é rica em antioxidantes, que agem contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por alguns tipos de câncer. Além disso, ela desintoxica o corpo, melhora o sistema imunológico, contém fibras e melhora na digestão.

Encontre opções de Chlorella clicando aqui

Spirulina

A Spirulina é rica em fibras, proteínas e vitaminas. Dentre elas, podemos destacar a vitamina A, B1, B2, B6 e K. Ela também é rica em minerais essenciais, como cálcio, ferro e magnésio, ácidos graxos, ácidos nucleicos, polissacarídeos e antioxidantes.

Essa cianobactéria contém ainda betacaroteno, um aminoácido chamado fenilalanina. Esse último regula a ingestão de alimentos, promovendo maior saciedade para o nosso corpo. Dessa forma, a Spirulina pode contribuir para o emagrecimento.

Ela também é fonte de uma gordura boa, chamada GLA, ácido gama-linoléico. Essa gordura é fundamental para o nosso cérebro e para manter nossas funções cardíacas saudáveis. Além disso, a Spirulina também pode ajudar na prevenção do câncer, por conter ficocianina.

Encontre opções de Spirulina clicando aqui

Como fazer uso da Spirulina e Chlorella?

O ideal é que você consuma todas as gramas necessárias de spirulina e chlorella de uma só vez, na primeira refeição do dia. Nós recomendamos o consumo da versão em pó e inserida em alimentos ou bebidas. O sabor da spirulina e chlorella não é muito agradável. Por isso, ao associar a outros alimentos, fica mais fácil o consumo das algas.

Se preferir, inclua em sucos de frutas mais docinhas, como a banana, a água de coco e a manga. A Chlorella combina bem com polpa de caju e de acerola, além da água de coco.

Mas não se preocupe. Essas são apenas algumas dicas de como usar a Spirulina e Chlorella. Você pode usar a sua criatividade para consumi-las da forma que você achar melhor, inserindo até em comprimidos naturais.

O que achou dos superalimentos Spirulina e Chlorella? 


Partager ce message



← Message plus ancien Message plus récent →


Laisser un commentaire

Veuillez noter que les commentaires doivent être approuvés avant leur publication.