Importância do Sono x Saúde Mental

Posted by Crisdietetica Marketing on

Porque dormimos? Essa é uma pergunta para a qual não temos uma resposta exata e clara, mas o que sabemos é que o sono tem uma função importante e necessária para nosso organismo. Passamos um terço de nossas vidas dormindo, esse número talvez seja o suficiente para mostrar a importância do sono, do contrário não dormiríamos tanto tempo assim. O que se sabe é que o sono tem uma função restaurativa importante, ou seja, dormir faz com que nosso corpo se recupere das energias gastas durante o dia, levando-nos a um quadro de equilíbrio energético, beneficiando nossa saúde física e emocional.

Podemos não saber ao certo qual a função exata do sono, mas sabemos muito bem os efeitos que sua falta traz para o nosso organismo, não é mesmo? Já acordou mal humorado e irritado? Já ficou sonolento e mais cansado que o normal durante o dia? Já teve problemas de memória e atenção quando precisou passar a noite em claro? Por aí já temos uma ideia de que a falta de sono pode levar a comprometimento tanto da nossa saúde física como de nossa saúde emocional.

 

A relação entre sono e saúde mental é complexa e exige uma vasta compreensão dos fatores envolvidos. É também bidirecional, ou seja, tanto problemas de sono podem interferir em nossa saúde emocional, quanto nosso quadro emocional e psicológico podem interferir na qualidade do nosso sono.

 

As alterações do sono, dentre elas a insônia, estão entre os sintomas mais comuns e incapacitantes em pacientes com algum transtorno psiquiátrico tais como depressão e ansiedade bem como a síndrome de burnout e o transtorno bipolar. Podemos dizer que a insônia é o distúrbio do sono que mais se associa aos transtornos psiquiátricos, bem como apresenta uma relação mais evidente com a saúde mental.

 

A característica mais marcante da insônia é a dificuldade para iniciar ou manter o sono ou a existência de um sono não reparador, causando incômodo ao paciente ou prejudicando seu funcionamento social e ocupacional. As causas mais frequentes da insônia são alterações ambientais, comportamentais ou fatores psicológicos, como medo e ansiedade.

 

Insônia e depressão

 

Outra relação importante é entre insônia e depressão. Essa relação também é complexa, mas pessoas com insônia tendem a ter maior nível de depressão e vice versa. Segundo um estudo sobre sono na população geral , pessoas que apresentavam um quadro de insônia crônica tinham quadro vezes mais chances de apresentarem sintomas psiquiátricos quando comparados a pessoas que não tinham queixas ou problemas de sono.

 

O contrário também acontece: paciente com depressão, ansiedade ou outra doença psiquiátrica podem ter alterações do seu ritmo circadiano de vigília/sono, levando assim a piora do quadro apresentado. Em pacientes com transtorno bipolar, por exemplo, a privação de sono pode levar a quadros de mania, e a presença de sintomas de insônia pode indicar que o paciente está passando da fase depressiva para a fase de hipomania (4). Nesses casos é necessário o manejo das alterações de sono, a fim de evitar a piora dos sintomas do quadro psiquiátrico.

 

Outro ponto importante a ser levado em consideração quando falamos da relação entre sono e saúde mental é o uso de medicamentos. Os psicofármacos utilizados no tratamento dos quadros psiquiátricos, dentre eles os antidepressivos, geralmente alteram a estrutura do sono, afetando sua qualidade. Alguns neurotransmissores envolvidos na regulação do humor e motivação podem apresentar uma regulação anormal em pacientes com depressão, contribuindo assim para as alterações do sono desses pacientes. Por isso, a importância de escolher suplementos naturais. 

 

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

 

Diante disso, nota-se que os sintomas da insônia ou os sintomas psiquiátricos, geralmente são muito angustiantes para o indivíduo que experimentam tais eventos. Assim, sua identificação e tratamento podem não apenas melhorar a gravidade e o curso das doenças psiquiátricas, mas também a qualidade de vida e a qualidade do sono.

 

O tratamento de escolha em boa parte dos casos é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), pois existem componentes comportamentais e cognitivos disfuncionais que perpetuam o transtorno de insônia, bem como a manutenção dos sintomas psiquiátricos. A TCC é eficaz quando o paciente dispõe de crenças de conteúdo negativo sobre si, sobre os outros e sobre o futuro, levando a ter sentimentos ruins e por consequência comportamentos disfuncionais.

 

Dicas para manter sua saúde mental em dia

 

Dessa forma, cuidar do nosso sono é cuidar da nossa saúde mental e física, por isso segue abaixo algumas dicas para manter sua saúde mental em dia e um sono de qualidade.

 

· Faça atividade física, mesmo que não tenha dormido o suficiente a atividade física ajuda a liberar substâncias que relaxam e dão prazer;

· Tente ter horários regulares de sono, principalmente ao acordar, isso pode melhorar o início do sono à noite;

· Mantenha- se na rotina durante a semana e aos finais de semana, o cérebro precisa de sincronizadores, isso ajuda a regular o seu ritmo biológico;

· Exponha-se ao sol pela manhã, mas caso não consiga, procure lugares mais ensolarados, o sol é um grande aliando tanto para o sono quanto para a nossa mente.

· Alimente-se bem, a alimentação saudável também é importante para o bem estar e qualidade de vida, se preciso, procure um profissional da nutrição;

· Tente esvaziar sua mente, respire, relaxe, esses exercícios acalmam, diminuem a ansiedade, melhorando assim as noites de sono.

· Faça atividades que lhe dão prazer, reserve um tempinho na semana para você, isso faz toda diferença para sua saúde emocional.

· E por último seja leve e flexível com você, isso ajuda a lidar com o peso da rotina e das tarefas do dia a dia.

· Busque medicamentos naturais 

 

Para ler mais artigos clique aqui 


Share this post



← Older Post Newer Post →


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published.