Como cuidar melhor da sua saúde quando se está de home office

Publicado por Crisdietetica Marketing en

Sabemos que em momentos difíceis como estes que estamos enfrentando, nossa saúde mental e física podem ficar abaladas. Como cuidar melhor da sua saúde quando se está de home office?

É importante regular horários de saída, a qualidade da alimentação e mantenha rotina de exercícios físicos. 

As modalidades de trabalho remoto em home office aumentaram muito recentemente em função da prática do isolamento social. Equipes inteiras, muitas vezes de forma rápida e não tão bem planejada, migraram para casa, cada um em seu espaço. Em um momento como esse, a vida doméstica acaba por sofrer mudanças também e, para alguns, a novidade deste formato de trabalho, traz desafios interessantes.

Pontuamos alguns pontos importantes na hora de trabalhar de casa e manter a saúde em dia. Transformando a sua vida em uma jornada mais feliz e produtiva. 

A primeira coisa é lembrar que você tem hora para sair sim

Uma das primeiras dicas que podemos dar quando o assunto é qualidade de vida no home office, é aquela sobre equilíbrio. É muito comum nas primeiras semanas de trabalho remoto em casa, a jornada aumentar. Isso porque a produtividade acelerada, sem perda de tempo em trânsito, por exemplo, acaba reduzindo um pouco a noção de limites e horários. 

Mas, uma jornada de trabalha feita no home office ainda é uma jornada de trabalho. E, embora os horários possam ser mais flexíveis, eles precisam ter horário de início, meio e fim, para que não só a rotina se estabeleça nesse novo espaço, como também não se sintas pressionado a produzir mais e mais, sem descanso. 

Como isso se traduz em decisões práticas? Comece do simples: crie alarmes para o término do expediente em seu celular ou computador. A ideia é aproveitas as horas dedicadas ao trabalho para que tenhas mais tempo livre para descansar e curtir a família. 

Outra dica importante é gerenciar bem reuniões remotas para que os horários não coincidam com o término do expediente. Do contrário, caso a conversa se alongue, podes acabar ficando online mais tempo do que planejou. 

Alimentação deve ser observada com cuidado 

O ponto anterior - de horas a mais trabalhadas sem motivo - acaba levando a outro: a queda da qualidade em sua alimentação. Acontece muito de ao iniciarmos o trabalho em home office partirmos do princípio que vamos comer melhor uma vez que estamos em casa e não em restaurantes dos quais não conhecemos as regras de higiene. 

Mas, na prática, a lasanha e a pizza de micro-ondas acabam tomando o lugar daquela super salada verde ou sopa que jurava que iria comer com gosto. Isso acontece, fundamentalmente, pela falta de tempo ou preguiça. 

Mas, com alguns truques, consegues recuperar os bons hábitos de alimentação. A primeira delas: evite comidas prontas ou congeladas, fazendo compras semanais, de itens para as receitas que planejou para a semana. A alimentação preparada na hora, fresca, é mais gostosa de ser consumida e também preserva melhor os nutrientes. 

Troque também doces por frutas da estação, de preferência orgânicas. Elas podem ser consumidas in natura ou com mel e grãos para incrementar. Assim, evitas o consumo exagerado de açúcar refinado e doces prontos. 

Encontre aqui algumas receitas que já demos anteriormente e em nossas redes sociais sempre dividimos receitas práticas e deliciosas. 

Pratique exercícios físicos. Mesmo que seja dentro de casa

Trabalhar em casa abre oportunidades incríveis para outro ponto muito importante quando o assunto é saúde: a prática de exercícios físicos.

Com mais tempo à disposição, podemos dedicar meia hora que seja a exercícios aeróbicos e localizados que podem ser feitos diretamente em algum cantinho de casa. Que tal baixar aplicações especiais que irão ajudar? Muitas marcas de artigos esportivos têm suas aplicações dedicadas à atividades variadas, inclusive exercícios indoor. 

E mesmo se não for muito fã do clima de academia, saiba que as atividades domésticas são um ótimo exercício também. Em tempos de isolamento social, quando empregados domésticos também estão em casa se protegendo, é uma ótima oportunidade para não só economizar na academia, como manter-se ativo, sendo fundamental para mente e corpo. 

Gerencie melhor o seu tempo, comer bem e praticar exercícios: está aí uma combinação vencedora quando assunto é manter qualidade se vida trabalhando em casa ;)


Compartir esta publicación



← Publicación más antigua Publicación más reciente →


Dejar un comentario

Por favor, tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados