Afinal, quais são os benefícios da vitamina C?

Posted by Crisdietetica Marketing on

Afinal, quais são os benefícios da vitamina C?

Quando pensa em vitamina, a primeira que vem à sua cabeça provavelmente, é a vitamina C. É a mais lembrada pelas pessoas, sendo uma das vitaminas mais conhecidas em todo o mundo, ela figura como nutriente indispensável para o bom funcionamento do seu organismo. Quer saber mais sobre ela e quais são os benefícios ? Vem com a gente :)

A atuação da vitamina C no organismo

Também chamada de ácido ascórbico, como o próprio nome já antecipa, a vitamina C tem como uma de suas principais funções a prevenção contra o escorbuto, doença que é causada justamente pela falta desse nutriente e pode afetar articulações, mucosas, órgãos etc.

Além disso, a vitamina C tem outros papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sendo absorvida no intestino delgado, ela protege as células de radicais livres, tem ação antioxidante, atua em processos metabólicos, auxilia a absorção e transporte de ferro, colabora com a produção de cartilagem, colágeno, músculos, vasos sanguíneos, entre outras atividades.

Por isso, em uma rotina balanceada e saudável, e com o acompanhamento de um profissional da saúde, ela pode ajudar a promover alguns benefícios no corpo, como:

  • Melhora do sistema imunológico, prevenindo contra infecções, resfriados e outras doenças;
  • Prevenção do envelhecimento da pele, fornecendo elasticidade, firmeza e sustentação, e diminuindo linhas de expressão e rugas;
  • Aumento do rendimento em atividades físicas, potencializando o desempenho durante os treinos;
  • Fortalecimento de dentes, ossos e tendões, precavendo contra lesões e traumatismos;
  • Diminuição do aparecimento de distúrbios oftalmológicos, protegendo a retina contra degeneração;
  • Redução da ocorrência de derrames, inibindo o desenvolvimento de placas nas veias e artérias, e a ruptura de coágulos.

Sinais da falta do nutriente no corpo

A presença da vitamina C no organismo se dá por meio do consumo de alimentos ricos nesse nutriente e suplementos. Afinal, por não ser produzida pelo corpo, e também pelo fato de ela ser do tipo hidrossolúvel (dissolvida em água), sua ingestão é necessária para se ocorrer o armazenamento e reposição do que é eliminado.

Apenas não se esqueça de consultar um médico para determinarem juntos quais alimentos e quantidades são ideais para o seu organismo, ok?

Agora você já entendeu que conseguir manter os níveis adequados desse nutriente para o seu corpo é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, mesmo não sendo regra, também é importante saber que a deficiência de vitamina C pode acarretar alguns sintomas e problemas de saúde, como:

  • Anemia e hemorragia;
  • Falta de apetite e gripes constantes;
  • Cansaço, fraqueza muscular e dores nas articulações;
  • Irritabilidade e tontura;
  • Hematomas e dificuldade de cicatrização;
  • Ressecamento da pele, queda de cabelo, perda de dentes e problemas na gengiva.

Como já dissemos, a ingestão da vitamina C deve ser feita com cautela e acompanhamento médico, sempre de acordo com as necessidades nutricionais do seu organismo.

vitamina-c

O consumo de alimentos que são fonte natural da vitamina, como frutas e verduras, é indicado que seja feito com o alimento fresco, e de preferência, cru, já que quaisquer processos pelos quais ele passe pode influenciar na diminuição nutricional, como ao cortá-lo ou cozinhá-lo.

 

Nesses casos, opte sempre pelo corte em um consumo imediato e também pelo cozimento a vapor, pois a perda de nutrientes em ambas as situações é menor.

Já a ingestão da vitamina C por suplementos é feita com cápsulas ou pó, por exemplo, e também deve ser recomendada pelo seu nutricionista, bem como sua dosagem.

Conheça algumas das nossas opções de Vitamina C aqui:

1) NATURMIL VITAMINA C 

2) HEALTH AID VITAMINA C

                     

3) LIFEPLAN VITAMINA C 

                

Agora que já sabes o quanto a Vitamina C é importante para o funcionamento do organismo, não fique sem ela! Mas não esqueça do acompanhamento de seu médico ;)

 

 


Share this post



← Older Post Newer Post →


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published.